GMtel convida jovens para a 1.ª edição do "GMtel Youth Day"
Geração Digital
1.º GMtel Youth Day

A primeira edição da GMtel Youth Day, subordinado ao tema “Geração Digital“, realizou-se na semana passada, aproveitando a pausa letiva de Natal. Nesta experiência piloto, participaram nove jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos.

Desenvolvida no âmbito da Responsabilidade Social da GMtel, esta ação teve como objetivo abrir a GMtel ao exterior, proporcionando aos jovens o contacto com o mercado de trabalho. Neste dia, repleto de atividades, desde as mais práticas às mais teóricas, os participantes tiveram a possibilidade de acompanhar parte do trabalho dos profissionais da GMtel, nomeadamente, as áreas técnica, financeira, comercial, marketing/comunicação e direção-geral. Na passagem pelas várias áreas os jovens ficaram a conhecer um pouco do que se faz em cada uma das funções referidas.

De acordo com a maioria dos jovens, o contacto com os profissionais foi o momento alto do dia, bem como o debate sobre o tema “Geração Digital”, que aconteceu já para o final do dia. No entanto, o programa do GMtel Youth Day incluiu a criação de um motivo de Natal – que resultou na produção de um Pai Natal, uma Rena e um Boneco de Neve. Entre as atividades também houve tempo para promover o convívio entre os jovens participantes.

A Transformação Digital é um tema muito pertinente no meio empresarial e é transversal a todos os setores, nomeadamente no setor dos Contact Centers. Uma vez que os jovens olham para o ambiente digital de forma natural, a GMtel aproveitou a presença do grupo na empresa para trocar opiniões e conhecimentos na área do digital, com vista a poder responder melhor no meio digital ao consumidor do futuro.

Como os jovens olham para a presença digital das empresas

A importância do smartphone em relação à televisão tradicional e ao computador, devido a características como conectividade e mobilidade foi um dos fatores de destaque durante a conversa entre os jovens e os profissionais da GMtel. “A única barreira que o smartphone tem para podermos trabalhar é o tamanho do ecrã”, que segundo uma das participantes não é tão funcional para fazer os trabalhos da escola.

No entanto, nenhum dos dispositivos – televisão e computador – vão ficar obsoletos, pois, no caso dos computadores, estes são úteis na inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência, tanto no ensino normal, como no mercado de trabalho. No caso da televisão, assistimos já à existência das SmartTv’s, que atualmente estão em 9% dos lares portugueses, mas que a tendência é o crescimento deste número. Significa que as empresas vão poder continuar a comunicar com o público através da televisão, mas num formato completamente diferente daquele que vemos nas televisões tradicionais.

A Internet é, hoje, para os jovens participantes no GMtel Youth Day um meio de comunicação e de obtenção de informação, de forma rápida e “sem custos”.

Os nove jovens participantes na iniciativa promovida pela GMtel confirmam ser influenciados pelo que consomem na Internet, admitindo que, por vezes, a influencia é subliminar. Na comunicação digital das empresas com o público, esta amostra considera que valoriza a partilha de imagens apelativas e a criação de um conceito consistente quando é necessário partilhar mensagens.

A imagem (fotos/ilustrações) e o vídeo são os formatos preferidos dos jovens, mesmo que seja acompanhado por mensagens pertinentes que estejam de acordo com o que se quer transmitir.

Desta partilha de pontos de vista resultaram outras informações pertinentes, que inseridas no contexto de negócio da GMtel poderão ser aproveitadas para alavancar o negócio através do ambiente digital.

Tagged on: