“De caras contra a violência no namoro” em exposição - GMtel
Violência no namoro em exposição
Exposição “De Caras Contra a Violência no Namoro”

A exposição realizada no âmbito do projeto escolar “De caras contra a violência no namoro, desenvolvido pelos alunos do 11.º E, M e P da Escola Secundária Santa Maria, em Sintra, foi inaugurada ontem. Refira-se, que este projeto foi apoiado pela GMtel, pelo que a empresa esteve representada na inauguração.

Enquadrado no âmbito da Responsabilidade Social da GMtel, a empresa considera muito importante o contacto dos jovens com a realidade das empresas, os seus processos e objetivos, sendo um valor acrescido na formação do seu futuro como profissionais, pelo que, o apoio que mobilizamos neste tipo de projetos passa também pelo estímulo do envolvimento proativo dos jovens na determinação dos resultados.

A exposição é constituída por 20 cartazes, que incluem fotografias e texto, facilmente identificáveis pelo design escolhido, cuja cor predominante é o vermelho. Toda a conceção e elaboração dos materiais expostos são da autoria dos jovens alunos do 11.º E, M e P da Escola Secundária Santa Maria. A exposição está patente na Biblioteca da Escola Secundária Santa Maria até ao dia de hoje, estando em discussão a possibilidade de itinerância para outros estabelecimentos de ensino dentro do agrupamento.

O momento de divulgação à comunidade escolar do trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas foi marcado pelo manifesto orgulho por parte de todos os que aceitaram o desafio de “dar a cara contra a violência no namoro”, materializado num mural de caras, em que estão representados alunos, professores e funcionários.

Recorde-se que este projeto visa, por um lado, combater o medo, vergonha, solidão e desespero e, por outro, alertar, sensibilizar, (de)mover consciências e formas de estar face ao drama da violência nas relações amorosas.

Refira-se que a Associação de Apoio à Vítima, por ocasião da celebração do Dia dos Namorados, lançou nova campanha sobre a Violência no Namoro, cuja mensagem é “Dá o clique, fala com a APAV”.