WebRTC - GMtel

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WebRTC

Comunicações Voz e Vídeo Real Time sobre browser! 


Web Real-Time Communication – WebRTC é  uma tecnologia que permite enviar e receber comunicações de Tempo Real através de um browser. Isto não seria nada de extraordinário se não estivéssemos a falar inclusivamente de Voz e Vídeo! Com WebRTC, a tecnologia de comunicação é nativa do próprio browser, não sendo necessário instalar ou fazer download de qualquer tipo ou peça de aplicação ou software!

Esta tecnologia permite que a partir de uma página web seja efetuada uma chamada de áudio e/ou vídeo e que este media seja enviado diretamente e com segurança do device onde corre o browser para o device chamado! 

Existem duas principais preocupações com o desenvolvimento e implementação de soluções WebRTC: garantir que a aplicação consegue recolher a informação de media do device (áudio do microfone, vídeo da câmara), e que a informção enviada passa pelas LAN/WAN e chega ao device no outro extremo.

É também um potencial fator de interesse o conjunto de funcionalidades de data sharing em ligações peer-to-peer que o WebRTC está a disponibilizar.

Desta forma o WebRTC permite sessões person-to-person, vídeo conferência, sessões em grupo e colaboração.
É por isso uma tecnologia de valor particular para implementar em ambientes de Contact Center e onde as exigências de Colaboração interna são grandes. Na prática permite que os clientes na Internet tenham fácil e simples acesso aos agentes do Contact Center sem deixar a página Web ou a aplicação mobile, proporcionando adicionalmente aos agentes todo o contexto em que o cliente está a interagir. Com esta tecnologia, desenha-se em grande parte o fim do click-to-call e dos menus de voz.

WebRTC é uma tecnologia disruptiva e revolucionária, ao nível das maiores mudanças de paradigma tecnológico alguma vez vistas no mundo das comunicações! 

Desde os últimos anos a Tecnologia do Fabricante Avaya suporta o desenvolvimento de aplicações WebRTC, e/ou o acesso de aplicações WebRTC às suas plataformas. A Avaya lançou em 2016 uma plataforma de desenvolvimento aberta para soluções de Contact Center e Colaboração, vocacionada para potenciar o desenvolvimento WebRTC aberto a comunidades – Avaya Breeze!