Virtualização de Contact Center - GMtel

Virtualização de Contact Centers


Virtualização de Contact Centers

Software de Contact Center, Anywhere!


Virtualizar é, atualmente, um imperativo no domínio das tecnologias empresariais! Reduzir o hardware ao mínimo e otimizar plataformas alargadas de hardware para suportar todo o software, aplicações produtivas e de negócio é um objetivo primário de todas as organizações que procuram aumentar a eficiência e a agilidade, reduzindo custos.  A virtualização da telefonia foi um processo mais demorado, pois as exigências da aplicação tão especial que é a “voz” colocou barreiras que só a experimentação e o tempo foram ultrapassando. Ainda hoje são poucos os fabricantes de telefonia que suportam a 100% a virtualização das suas soluções assegurando graus de robustez, resilência e qualidade compatíveis com as exigências dos negócios. Nos Contact Centers estes graus de exigência tornam-se mais significativos, não sendo admissíveis falhas ou reduções da qualidade da voz, ainda que momentâneas,  que coloquem em causa o serviço a prestar aos clientes!

Este grau de confiabilidade das soluções de Contact Center tem vindo a ser conseguido nos últimos anos, sendo atualmente possível implementar soluções de Contact Center sofisticadas e completas, em plataformas de virtualização, recorrendo a alojamento on-premisses, remoto, e/ou a soluções cloud.

A experiência GMtel  iniciou-se nos pequenos projetos de virtualização parcial de Contact Center on-premisses ainda em 2010, e tem vindo a alargar-se mais recentemente a Contact Centers completos em plataformas de cloud pública (com voz, IVR, multicanal, CTI, etc). Atualmente, é comum colocarmos em operação Contact Centers e/ou Telefonia Corporativa sobre qualquer arquitetura de implementação virtual, em datacenters ou cloud privadas, públicas ou até englobando implementações mistas (public/private).

Os principais projetos da GMtel em ambientes de virtualização  suportam Contact Centers de dimensões e complexidades diversas, desde dezenas a centenas de posições de atendimento, incluindo Portais de Voz, soluções de gravação, redundância e/ou alta disponibilidade física e geográfica.