Diagnóstico e Monitorização - GMtel

Diagnóstico e Monitorização


Diagnóstico e Monitorização

Antecipar, evitar e mitigar problemas técnicos, porque eles acontecem!


A tecnologia não é imune a falhas, mesmo quando se trata das soluções mais robustas e resilientes. Por isso, a redundância e a alta disponibilidade são hoje requisitos comuns nas implementações em que o negócio exige o máximo em termos de operacionalidade das soluções; este máximo aproxima-se muitas vezes e cada vez mais de 100% do tempo.  Desta forma, antecipar e evitar futuras falhas a partir de sintomas que a tecnologias vai apresentando, tornou-se atualmente uma mais-valia que acompanha lado a lado o movimento de transferência das soluções hardware dependent para soluções virtualizáveis e/ou na cloud. Neste processo de evolução, as ferramentas de Monitorização e Diagnóstico vêm assumindo um papel de grande relevância.

Soluções de Monitorização e Diagnóstico são soluções de software que através de sondas e/ou queries e diálogo com os diferentes sistemas, inquirem os diversos componentes da rede e avaliam o seu estado de saúde. Estes componentes podem ser quaisquer tecnologias, software ou hardware: telefones (IP, SIp ou digitais), servidores, switches de rede, aplicações, máquinas virtuais, componentes de máquinas (discos, memória, etc), SBC´s (SIP), entre outros, tudo isto em ambientes multi-vendor. 

As equipas de suporte recebem informação de alarmes, sobre qualquer tipo de irregularidade que tenha sido configurada para gerar alerta, dotando todo o processo de suporte de graus de proatividade que permitem antecipar e até evitar situações de potencial disrupção de serviço.

Uma valia adicional a considerar é monitorização da qualidade de serviço (ao nível da qualidade de voz e outros elementos) que possibilita estas ferramentas, permitindo identificar em tempo útil, muitas vezes em tempo real e antes da comunicação em causa terminar, problemas de tráfego ou degradação dos requisitos de rede, evitando os efeitos perversos de comunicações de baixa qualidade (voz ou sinalização).

A experiência GMtel na implementação de soluções de Diagnóstico e Monitorização remonta às primeiras implementações de Telefonia IP, onde as necessidades de monitorização da rede e pontos de falhas foi fundamental na consolidação das arquiteturas finais.

Os principais projetos da GMtel com estas tecnologias foram desenvolvidos em clientes de média e grande dimensão, em particular nos Telcos e Outsourcers.

A GMtel trabalha com as Tecnologias do Fabricante IR-Prognosis que se destacam por serem minimamente intrusivas do ponto de vista de implementação (sem necessidade de introdução de sondas), pela versatilidade de focarem em simultâneo e em profundiade infraestruturas de voz, dados e data center, e pela sua abrangência no que respeita à gama de fabricantes suportados.